LITERATURA

O diário de bordo do parto: Guia para um parto consciente e feliz.

Por Luciana Herrero.

Um guia prático para ajudar famílias a conquistar um parto mais consciente e feliz, seja ele qual for!

 

O segundo livro da série "Diário de Bordo", escrito pela Dra Luciana Herrero, mãe de duas filhas, pediatra, educadora perinatal , consultora internacional de amamentação e fundadora da Aninhare. Um verdadeiro mapa ilustrado que esclarece sobre os diversos tipos de parto, os mitos e os medos mais comuns de cada um.

Filhos da primavera: Histórias de parto.

Organizado por Camila Paiva, Celso Paiva e Luiza Paim.

A forma como nascemos, apesar de todos termos passado por isso, ainda é menos discutida do que deveria em nossa sociedade. Nos últimos anos, no entanto, começam a borbulhar em todos os cantos iniciativas que visam discutir, modificar e melhorar a forma como os bebês chegam à vida em nosso país. Parte dessas discussões brotam justamente entre mães, as que passam por todo o processo de gestação, parto e criação, sentindo em sua carne e suas entranhas as mais intensas e transformadoras sensações.
Em Araraquara, interior de São Paulo, um grupo de mães se reuniu e resolveu contar suas histórias. 

Mãe sem manual.

Por Rita Lisauskas.

A gravidez é sinônimo de alegria e bem-aventurança instantâneas, está escrito na página zero do manual das mães das novelas, filmes e contos de fada. Você vai reluzir, cintilar, sentir-se plena e absoluta desde o momento em que descobriu que vai colocar uma criança nesse mundo. Mas pode não ser bem assim. Como estamos entre amigas, vamos falar a verdade aqui. Este é um antimanual: foi criado para mostrar que nem sempre há certo ou errado quando o assunto é maternidade. Para desconstruir (e rir) dos mitos que às vezes nos fazem sentir inseguras, culpadas ou nos fazem perder muitas noites de sono à toa. 

O diário de bordo da família grávida: Guia prático para uma gestação mais feliz.

Por Luciana Herrero.

Um mapa ilustrado com dicas, caminhos e desvios para você chegar aonde quer, sem turbulências... Um colorido caderno de notas para ser consultado a qualquer hora. Um livro realista sobre as dores e as delícias do ato de engravidar.

Em cada capítulo do livro, os atores dessa história encontram aconchego para suas angústias e orientação para suas decisões. Será que as crises de insegurança e culpa são normais? O que passa pela cabeça da mulher durante a gestação? O que e como a gestante precisa se alimentar?

Memórias de um homem de vidro, Reminiscências de um Obstetra Humanista.

Por, Ricardo Herbert Jones.

O livro aborda o reencontro de três colegas de residência médica em obstetrícia após 15 anos de separação. Nesse reencontro na cafeteria do café do hospital da universidade onde haviam estudado eles trocam ideias, histórias, paixões e emoções. As narrativas de Max, Nadine e Ric são recheadas de humor e passagens tensas pelo mundo dos partos, nascimentos, a prática ginecológica e a difícil tarefa de escutar o sofrimento humano.

Parto normal ou cesárea?

Por Simone Grilo Diniz e Ana Cristina Duarte.

O livro oferece informações para que as mulheres possam optar por um parto que não deixe sequelas físicas ou emocionais, sem dores desnecessárias e com um modelo de assistência que facilite esse processo fisiológico, respeite o ritmo do corpo feminino e os aspectos psicológicos e sociais do nascimento.

Falando de Maternidade. 

Por Simone de Carvalho.

Este livro surgiu de uma grande inspiração de uma maravilhosa e rica experiência como moderadora de um grupo de mães em uma rede social virtual. Surgiram mães de todos os cantos do mundo, com os seus mais variados dilemas, dúvidas e apelos desesperados de ajuda. A regra da comunidade foi seguir a linha do Empoderamento, maravilhosamente definido pelo nosso mestre maior, o educador Dr. Paulo Freire.

Um bebê nasce naturalmente. 

Por Naolí Vinaver.

Alelí é uma menina simpática e curiosa, que vai ganhar um irmãozinho. Sua família vai crescer, como muitas outras. Com uma pequena e grande diferença: o bebê vai nascer em casa! Por meio de seu olhar infantil, vivenciamos um parto natural em ambiente familiar. Escrita e ilustrada pela parteira mexicana Naolí Vinaver, essa história encanta adultos e crianças. Em especial as que, como Alelí, vão ganhar um grande presente da vida: ter um irmão.

A técnica do rebozo revelada: Guia de Massagem para gravidez e parto.

Por Naolí Vinaver, Mirjam de Keijzer e Thea van Tuyl.

Peça de vestuário símbolo da cultura mexicana, o rebozo rodou o mundo associado à imagem de Frida Kahlo, que costumava usá-lo sobre os ombros. Versátil, essa fascinante peça de tecido ganhou diversos usos cotidianos no México, inclusive o de carregar bebês, amarrados ao corpo da mãe. Este guia prático ilustrado reúne 11 técnicas tradicionais de massagem com o auxílio do rebozo, que podem ser aplicadas durante a gravidez, o parto e o pós-parto, proporcionando à mulher relaxamento e alívio da dor.

Parto com amor.

Por Luciana Benatti e Marcelo Min.

Este livro reúne histórias de mulheres para mulheres. Revela a trajetória percorrida por nove mães – entre elas a autora – para conquistar o parto desejado. Seus medos, fraquezas e dificuldades estão aqui expostos da mesma forma simples e sincera com que suas alegrias e vitórias são compartilhadas. O instante do nascimento, as horas que o antecederam e os primeiros momentos de vida do bebê são eternizados em fotos que transbordam emoção.

Parto Ativo.

Por Janet Balaskas.

O conceito de ‘parto ativo’ é um marco na história do nascimento. Juntar estas duas palavras é, por si só, um trabalho de gênio… O dia em que Janet apresentou o conceito ‘parto ativo’, foi talvez o mais importante na história do nascimento na Europa, desde que o médico francês Mauriceau assumiu o controle do parto, deitando a parturiente.

Michel Odent.

Eu não quero (outra) cesárea.Ideologia, relações de poder e empoderamento feminino nos relatos de parto após cesárea

Por Luciana Carvalho.

Eu não quero [outra]cesárea, livro que Luciana Carvalho oferece às suas leitoras e aos leitores evoca muita inspiração e expiração e transpiração. Firme, informativo, questionador, provocativo e extremamente delicado, mergulha no universo dos partos pós-cesárea quebrando tabus, desfazendo lugares-comuns, desafiando ideias prontas de forte respaldo institucional no Brasil, ao modo de um manifesto muito bem fundamentado e informado pela liberdade das mulheres sobre sua experiência de dar à luz. 

Contatos

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza

C  Todos direitos reservados à Braulio Zorzella.