A mulher passa por 3 fases de grande transformação em sua vida.
Essas fases são caracterizadas pelos três Ms. O primeiro é o da Menarca, onde ocorre a menstruação, o corpo feminino muda, os ciclos menstruais ocorrem e já é possível engravidar. O segundo é a Maternidade. E o terceiro é a Menopausa, quando não há mais a menstruação e capacidade reprodutiva.
MAS VAMOS FOCAR NA MATERNIDADE.
Eu sinto que a gestação é um momento ímpar na vida de uma mulher. Nessa fase, ela passa por inúmeras transformações no corpo, psicológicas e emocionais.
É um encontro consigo mesma, uma fase de mudanças, de resgate, possibilidade de crescimento pessoal e evolução pela responsabilidade sobre o outro ser.
É ver o quanto a natureza é bela, o quanto a natureza funciona. Que o seu corpo funciona! Que você é capaz de produzir uma vida, e sentir esse outro ser, renova o sentido em tudo.
O tempo de gestar é também uma preparação, assim como o bebê está crescendo e se desenvolvendo, a mulher vai se transformando em mãe. Cada semana é um novo passo para que a natureza a prepare psicologicamente para cuidar desse bebê que dependerá 24h por dia durante um longo período.
Se conectar com o gestar, se conectar com o bebê, com os instintos, com o seu eu e se entregar para essa experiência é simplesmente maravilhoso. É ser humano em suas raízes!
Leitura, participar de grupos de gestantes e rodas de conversas desde o princípio, é uma fonte que pode proporcionar ainda mais essa conexão. Reservar um tempo para esse elo é tão importante quanto se alimentar bem, é nutrir em outro âmbito. É estar realmente presente, ativa e empoderada de si.
Comments