O Vaginismo é uma disfunção sexual feminina que causa dores, incômodos e dificuldades com a penetração na hora da relação sexual.
Às vezes, essas dificuldades podem surgir após as primeiras relações ou como nos casos mais frequentes a maioria não consegue ter a primeira relação sexual.
Mulheres que sofrem de vaginismo acabam sem saber o que está acontecendo, sofrem com o problema e infelizmente muitos profissionais da área da saúde não estão preparados para acompanhar esses casos de forma adequada.
O exame ginecológico nesses casos pode ser difícil, por gerar desconforto e incômodo.
A boa notícia é que vaginismo tem cura!
E as mulheres podem buscar informação e orientação para sentirem-se mais seguras.
O tratamento para vaginismo envolve ao menos 3 linhas profissionais: o ginecologista, psicólogo e fisioterapeuta.
É preciso oferecer assistência integral as mulheres com vaginismo, de maneira a acompanhar o processo de evolução, tratamento e solução do problema.
Na fisioterapia os recursos terapêuticos incluem exercícios de respiração, relaxamento, movimentação da pelve, utilização de dispositivos de alongamento vaginal e vibradores íntimos.
O tempo de tratamento vai depender de cada caso, mas frequentemente com a fisioterapia são realizadas em torno de 10 sessões.
Os resultados com a fisioterapia tem sido satisfatórios na melhora e cura do problema.
Algumas mulheres mesmo após a alta e solução, após algum tempo podem voltar a apresentar queixas de dores. Por isso é fundamental um acompanhamento esporádico/periódico mesmo após alta.
Por: Liris Wuo
Comments