• Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

Você sabe o que é vaginismo


O Vaginismo é uma disfunção sexual feminina que causa dores, incômodos e dificuldades com a penetração na hora da relação sexual. 


Às vezes, essas dificuldades podem surgir após as primeiras relações ou como nos casos mais frequentes a maioria não consegue ter a primeira relação sexual.


Mulheres que sofrem de vaginismo acabam sem saber o que está acontecendo, sofrem com o problema e infelizmente muitos profissionais da área da saúde não estão preparados para acompanhar esses casos de forma adequada.


O exame ginecológico nesses casos pode ser difícil, por gerar desconforto e incômodo.


A boa notícia é que vaginismo tem cura!


E as mulheres podem buscar informação e orientação para sentirem-se mais seguras.


O tratamento para vaginismo envolve ao menos 3 linhas profissionais: o ginecologista, psicólogo e fisioterapeuta.


É preciso oferecer assistência integral as mulheres com vaginismo, de maneira a acompanhar o processo de evolução, tratamento e solução do problema.


Na fisioterapia os recursos terapêuticos incluem exercícios de respiração, relaxamento, movimentação da pelve, utilização de dispositivos de alongamento vaginal e vibradores íntimos.


O tempo de tratamento vai depender de cada caso, mas frequentemente com a fisioterapia são realizadas em torno de 10 sessões.


Os resultados com a fisioterapia tem sido satisfatórios na melhora e cura do problema.

Algumas mulheres mesmo após a alta e solução, após algum tempo podem voltar a apresentar queixas de dores. Por isso é fundamental um acompanhamento esporádico/periódico mesmo após alta.


Por: Liris Wuo


Contatos

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza

C  Todos direitos reservados à Braulio Zorzella.