SÉRIE PROFISSIONAIS DO PARTO: DOULA
- Braulio Zorzella
- 9 de jan. de 2018
- 1 min de leitura
O período perinatal que contempla gestação, parto e pós parto é assistido por uma série de profissionais.

Ao contrário do que muitos imaginam, não é apenas Obstetra e Pediatra que atuam fortemente. Especialmente na humanização.
Isso porque, cada área tem um expertise específico e olhar direcionado.
Hoje, falarei sobre a Doula.
A Doula é a profissional que está presente desde o início da gestação.
Ela quem oferece:
Apoio físico (ex.: massagem).
Informativo (auxilio na busca de profissionais, locais de parto, preparação do plano de parto, evidências científicas, workshops e grupos).
Psicológico e emocional (apoio com conversas e vivências durante os encontros, buscando analisar histórico de experiências de vida, da família, cenário atual, medos e anseios, visando trazer tranquilidade e entendimento).
ALÉM DE SER PEÇA FUNDAMENTAL NO PRÉ-NATAL, DURANTE O TRABALHO DE PARTO, A DOULA TEM PAPEL MUITO IMPORTANTE. ELA É A PRIMEIRA PROFISSIONAL A ESTAR COM A MULHER, ACOMPANHANDO O TP DESDE O INÍCIO.
Ainda com o apoio físico e emocional.
Costumo dizer que ela é a profissional transdisciplinar com o anestesista, pois incentiva positivamente, aplica técnicas não farmacológicas para alívio da dor, como:
Massagem
Bolsa de água quente
Aromaterapia
Rebozo (tecido)
Musicoterapia
Ainda durante o trabalho de parto, a Doula, que fica por quase todo o TP com a parturiente, faz interlocução entre a equipe técnica. Claro que, para que o acompanhamento seja profundo, é essencial que Doula e gestante tenham tempo para criar vínculo e se conhecerem o máximo possível.
A Doula é uma profissional de apoio, ou seja, não tem responsabilidade técnica sobre a mulher e bebê. Portanto, a escolha da Doula independe da formatação da equipe técnica. É uma escolha exclusiva da mulher.
Comments